São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RANKING

Países como EUA desperdiçam

Índice avalia relação de países com água

DA REDAÇÃO

Alguns dos Estados mais ricos do mundo, incluindo os EUA e o Japão, ocupam posições abaixo da de alguns países em desenvolvimento em relação ao uso de recursos hídricos, de acordo com o primeiro Índice de Pobreza da Água, um sistema de classificação desenvolvido pelo Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido e divulgado ontem.
"Os EUA estão em uma posição relativamente baixa [32ª de 147 países] por causa do desperdício ou de práticas de uso ineficiente da água no campo doméstico, industrial e agrícola", disse William Cosgrove, do Conselho Mundial da Água (CMA). "Isso é demonstrado pelo fato de que o consumo de água per capita lá é o maior do mundo."
Segundo o índice, os dez países com a melhor situação são: Finlândia, Canadá, Islândia, Noruega, Guiana, Suriname, Áustria, Irlanda, Suécia e Suíça. Já os dez piores são: Haiti, Níger, Etiópia, Eritréia, Maláui, Djibuti, Chade, Benin, Ruanda e Burundi.
Cinco categorias foram analisadas para classificar os países: capacidade, recursos, acesso, uso e ambiente. O Brasil ocupa o 50º lugar. Sua pior atuação se refere ao uso e ao ambiente.
Especialistas afirmam que cerca de 20% da população mundial (cerca de 6 bilhões de pessoas), em 30 países, sofreu escassez de água no ano 2000, porcentagem que se elevará para 30% da população mundial, em 50 países, em 2025.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Uribe diz ter escapado de atentado
Próximo Texto: Europa: Cúpula histórica expande UE ao leste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.