São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Jornal reproduz quadro em que primeira-dama britânica aparece seminua

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DE LONDRES

Um quadro que supostamente retrata uma seminua Cherie Blair -mulher do premiê britânico, Tony Blair- foi exposto ao público pela primeira vez ontem, nas páginas do jornal "The Sunday Times", e deve chegar às galerias em 2007.
A obra inacabada, "Striding Nude, Blue Dress" (caminhando nua, vestido azul), foi pintada por Euan Uglow, para quem a primeira-dama posou como modelo, no início dos anos 80, antes de se casar com Blair. Ela não confirmou ter posado nua.
Agora, o quadro que esteve escondido por 23 anos no arquivo de uma galeria, deve aparecer em uma retrospectiva da carreira de Uglow, morto em 2000, que abre em Londres em maio de 2007.
Mostrando uma jovem caminhando com um vestido azul aberto na frente, deixando o corpo à mostra, a obra está em poder de Will Darby, amigo e empresário de Uglow. Ela não apareceu mais aos olhos do público desde que Tony Blair foi promovido à bancada de oposição trabalhista, em 1984.
Nem Cherie nem o artista fizeram comentários públicos sobre a obra. "Euan queria que ela nunca fosse exibida, depois que os Blairs entraram na vida pública", afirmou Darby ao "Sunday Telegraph". A primeira-dama, então uma jovem estagiária de advocacia, teria posado por 5 libras a hora.
O casal Blair foi apresentado ao pintor por Derry Irvine, amigo de ambos e ex-líder da Câmara dos Lordes. Segundo a imprensa britânica, os Blairs teriam nomeado seu primeiro filho, Euan, em homenagem ao pintor.
"Striding Nude, Blue Dress" não mostra as feições da modelo completamente definidas, mas Darby garante que a imagem é da primeira-dama.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saúde: Vírus faz maior cruzeiro do mundo ancorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.