São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na véspera de encontro para a paz, Israel entra em Gaza

DA ASSOCIATED PRESS

Tanques israelenses ocuparam ontem uma área no sul da faixa de Gaza, matando cinco pessoas. A incursão ocorreu um dia antes da primeira conversa entre israelenses e palestinos após o encontro em Annapolis (EUA), no qual representantes do governo de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) comprometeram-se a buscar um acordo de paz até o fim de 2008.
Representantes palestinos disseram que a ação de Israel -assim como a decisão, anunciada na semana passada, de retomar as construções em um assentamento na parte oriental (árabe) de Jerusalém- ameaça pôr por terra o reinício das negociações bilaterais, com a mediação dos EUA.
Na operação de ontem, tanques e tratores avançaram, ao amanhecer, por cerca de 1,5 km na principal estrada no sul de Gaza. Foi a empreitada militar israelense que mais avançou desde que o grupo islâmico Hamas -que venceu as eleições parlamentares de 2006 mas acabou rompendo com a Presidência da ANP, dominada pelo laico Fatah- passou a controlar a região, há seis meses.
As tropas permaneceram até depois do entardecer. Cinco palestinos morreram no ataque. O Exército israelense diz que quatro soldados foram levemente feridos.
Oficiais afirmaram que a ofensiva focava uma área usada para o lançamento de foguetes e morteiros contra bases do Exército. Segundo moradores e integrantes do Hamas, ao menos 30 tanques foram usados na ação. Os militares, entretanto, afirmam que foram dez.
Desde que o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, assumiu o controle da faixa de Gaza, ataques aéreos e incursões se tornaram freqüentes, em resposta ao disparo de foguetes contra alvos em Israel.
Ao mesmo tempo, o governo israelense se comprometeu a negociar a paz com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, que hoje controla somente parte da Cisjordânia.


Texto Anterior: Eleito de Putin o quer como premiê
Próximo Texto: Ucrânia: Coalizão laranja falha em fazer Tymoshenko primeira-ministra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.