São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS DA ÚLTIMA ENTREVISTA DE BUSH

CONFLITO EM GAZA
"Apoio um cessar-fogo sustentável, e a definição disso é o Hamas parar de lançar foguetes sobre Israel. A escolha é do Hamas. E achamos que a melhor maneira de garantir isso é trabalhar com o Egito para interromper o contrabando de armas para a faixa de Gaza, que possibilita ao Hamas continuar a disparar os foguetes."

AÇÃO DE ISRAEL
"Israel tem o direito de se defender. Obviamente, nesse tipo de situação, esperamos que o país continue ciente das pessoas inocentes e que eles ajudem a agilizar a ajuda humanitária."

PAZ NA REGIÃO
"O primeiro passo é convencer todas as partes de que dois Estados são necessários para a paz. O que aconteceu é que a maior parte das pessoas no Oriente Médio aceita a solução dos dois Estados como o melhor caminho para a paz. A maioria dos palestinos quer seu próprio Estado, e a maior parte dos israelenses entende que é preciso haver democracia em suas fronteiras para haver paz duradoura. O desafio é dar condições para que um Estado pacífico possa surgir."

"EIXO DO MAL"
A ameaça mais urgente que [Obama] e seus sucessores terão de encarar é um ataque em nosso solo. Eu gostaria de dizer que não é o caso, mas ainda há um inimigo lá fora que gostaria de atingir os norte-americanos. A Coreia do Norte ainda é um problema (...) e o Irã ainda é perigoso."

PARTIDO REPUBLICANO
"Vai voltar. Mas sua mensagem tem de incluir pontos de vista diferentes. Nosso partido tem que ter compaixão e tem que ter a mente aberta."

GUERRA DO IRAQUE
"Quando a história do Iraque for escrita, os historiadores analisarão a escalada [das tropas], por exemplo. Em vez de aceitar a situação (...), eu decidi fazer algo a respeito -e mandei 30 mil soldados, em vez de ordenar uma retirada. Essa parte da história é clara, e a situação mudou. A questão agora é: a democracia vai sobreviver? Esse vai ser o desafio dos futuros presidentes."

CRISE ECONÔMICA
"Eu herdei uma recessão e estou terminando com uma recessão. No intervalo, tivemos 52 meses de crescimento ininterrupto de emprego. (...) Agora, os tempos são certamente difíceis. Mas, quando as pessoas analisarem a situação, verão que o problema começou antes da minha Presidência. E a questão é o que eu fiz quando reconheci o problema. E eu admito que deixei de lado alguns dos meus princípios de livre mercado quando fui informado por conselheiros econômicos que a situação poderia ficar pior do que na Grande Depressão."

APOSENTADORIA
"Eu não me vejo com chapéu de palha e camisa havaiana sentado numa praia. [Risos] (...) Não sei o que esperar. (...) Acho que vou acordar na quarta-feira de manhã e desconfio que farei café para a Laura. E vai ser uma sensação diferente. Eu lhe direi depois como eu me senti a respeito."

BARACK OBAMA
"Desejo o melhor a ele. Não há dúvidas de que haverá críticos. E deve haver. Nós todos temos de aceitar críticas às nossas políticas. Só espero que o tom seja respeitoso. Ele merece -assim como o país. Me considero afortunado de ter um assento privilegiado para assistir a um momento histórico para o país [a posse do primeiro presidente negro]."


Texto Anterior: Bush vê retórica como seu maior erro
Próximo Texto: Indicado à vaga de Obama no Senado é aceito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.