São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

EQUADOR

Quito diz que está superada a crise diplomática com o Brasil

DA FRANCE PRESSE

O Equador deu por superado ontem o contencioso diplomático com o Brasil, depois que o Itamaraty anunciou, no sábado, o retorno do embaixador brasileiro a Quito no início desta semana.
À imprensa o chanceler equatoriano, Fander Falconí, disse que já "podemos normalizar as relações, que nunca deveriam ter-se deteriorado". O embaixador Antonino Marques Porto fora chamado para consultas pelo Brasil em novembro.
Um dia antes, o presidente Rafael Correa havia anunciado recurso a uma corte internacional de arbitragem para contestar dívida de R$ 243 milhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O valor refere-se a um empréstimo para a construção da hidrelétrica de San Francisco pela empresa brasileira Odebrecht, que apresentou problemas um ano depois de inaugurada e teve que ser paralisada por quatro meses.
Na semana passada, a parcela de dezembro da dívida foi paga, motivando o reatamento das relações plenas.


Texto Anterior: Paraguai: assunção promete proteger brasiguaios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.