UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca busca afastar Bush de seu vice por questão de segurança

ERIC SCHMITT
DO "THE NEW YORK TIMES"

Desde que o governo colocou os EUA em alerta "de alto nível", na sexta-feira, a Casa Branca vem observando com mais cuidado sua prática de manter o presidente George W. Bush e seu vice, Dick Cheney, separados.
Imediatamente após os ataques de 11 de setembro de 2001, Cheney passou longos períodos em um dos esconderijos seguros não-identificados. O vice usou esses locais poucas vezes nos últimos 12 meses. Mas, por segurança, ele e Bush adotaram como rotina evitar ficar muito perto um do outro.
Exceções foram feitas nos almoços reservados semanais que eles tinham juntos numa sala ao lado do Salão Oval e, também, durante os encontros com os líderes do Congresso. Cheney ficou sentado atrás de Bush quando este proferiu seu discurso sobre o Estado da União, no mês passado.
Desde sexta, porém, segundo seus assessores, cresceram muito as chances de Cheney estar fora de Washington sempre que Bush estiver na cidade. O vice não compareceu anteontem ao almoço semanal que reúne as lideranças republicanas do Senado, evento do qual ele costuma participar.
Como a semana que vem será de recesso do Congresso, é possível que Cheney se retire para sua casa nas montanhas em Jackson, Wyoming, já que ficará temporariamente livre de seus deveres de ponte entre governo e Congresso.
Cheney não desapareceu por completo. No domingo ele convidou o premiê australiano, John Howard, velho amigo dele, para almoçar no Observatório Naval, a residência do vice-presidente.
Mas, normalmente, dizem seus assessores, Cheney despacha em locais não-revelados, mantendo contato com Bush por meio de linhas telefônicas seguras ou videoconferências desde seus gabinetes alternativos.


Texto Anterior: Fita é pretexto, acusa Bagdá
Próximo Texto: Polícia londrina fecha estação de metrô
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.