São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto contra plano de união civil atrai 250 mil em Roma

Projeto do governo socialista dá direitos a casais não-casados, inclusive gays

DA REDAÇÃO

Cerca de 250 mil pessoas, segundo a polícia, protestaram ontem em Roma contra um projeto de lei, em debate no Parlamento, que dá direitos como herança e plano de saúde a casais não-casados legalmente, inclusive casais homossexuais.
Na linha de frente do protesto estava um grupo de políticos conservadores, como o ex-premiê Silvio Berlusconi e o ex-chanceler Gianfranco Fini.
Segundo os organizadores, havia 1,5 milhão de pessoas no evento, chamado "Family Day", em inglês mesmo (dia da família), organizado na praça San Giovanni.
Centenas de ônibus vieram de toda a Itália. Uma multidão colorida, com balões e crianças se divertindo com palhaços saiu em marcha a partir da Catedral de Roma. Manifestantes carregavam cruzes, e freiras levavam faixas com dizeres como "Longa vida à família".
Perto dali, foi organizada uma contramanifestação chamada "Dia da Coragem Laica", que comemorava os 33 anos da aprovação do divórcio e que apoiava o projeto do premiê socialista Romano Prodi.
A "Coragem Laica" reuniu apenas 10.000 pessoas na Piazza Navona, que portavam faixas com dizeres como "Family Day - Não, obrigado, Family Gay" e "Bento Século 16", em referência ao Papa.
Prodi, que é católico, disse que "a religião não deve ser manipulada". "Em todos países modernos, secularistas e católicos vivem juntos."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Paquistão: 31 morrem em manifestação de apoio a juiz
Próximo Texto: Caso Madeleine: Empresários oferecem €2,2 mi por pistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.