São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA NO AFEGANISTÃO

Na Casa Branca, Obama e líder afegão minimizam tensões

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente Barack Obama recebeu seu colega afegão, Hamid Karzai, na Casa Branca, ontem, num evidente esforço para demonstrar que as recentes tensões entre os dois estão superadas.
Em entrevista concedida lado a lado, eles minimizaram os efeitos das críticas públicas dos EUA à tolerância de Karzai com a corrupção e dos ataques do presidente afegão contra aliados ocidentais que, diz, tentam minar a sua imagem.
Obama afirmou que as rusgas foram "exageradas". "Haverá épocas em que o governo afegão e o governo americano discordarão taticamente, mas acho que nossa abordagem abrangente está unificada", disse, após reunião de mais de uma hora.
Já o afegão falou em "altos e baixos", mas ponderou que "momentos de franqueza só contribuem com a relação".
Em tom cauteloso, Obama previu "combate árduo" para os próximos meses, quando haverá uma ofensiva contra o Taleban em Candahar.
O americano ainda reforçou seu apoio à iniciativa de Karzai de reintegrar os talebans que renunciarem à violência e prometeu continuar fazendo o possível para evitar mortes civis, pelas quais diz sentir-se "responsável".
Ele confirmou a manutenção do prazo de julho de 2011 para o começo da retirada de tropas americanas do país.


Texto Anterior: Ataque a faca mata sete crianças na China
Próximo Texto: Foco: Pelo Twitter, Hugo Chávez anuncia nacionalização de universidade privada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.