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São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

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Potencial de consumo de US$ 600 bi faz da comunidade alvo de campanha

DE WASHINGTON

Artigos para bebês e móveis são as duas categorias de produtos líderes de vendas nos Estados Unidos entre a população hispânica, um contundente reflexo do seu crescimento populacional dos últimos anos, captado pelo Censo.
Segundo a Câmara de Comércio Hispano-Americana, o poder de compra da população hispânica nos Estados Unidos é superior a US$ 600 bilhões ao ano. Apenas na região de Washington, a renda per capita dos hispânicos dobrou na última década.
Os hispânicos, principalmente os novos imigrantes, vêm transformando a maneira de fazer negócios nos Estados Unidos.
Os gastos em publicidade dirigida às duas principais redes de TV hispânicas nos Estados Unidos, a Univision e a Telemundo, por exemplo, aumentaram mais de 20% no ano passado, contra um crescimento médio de apenas 7% nas outras redes de TV norte-americanas.
"O mercado hispânico é hoje a resposta número um para quem quer saber onde os negócios vão continuar crescendo nos próximos dez anos", afirma David Kahn, publisher da revista ""Latina", publicada em inglês e dirigida ao público hispânico feminino dos Estados Unidos.
E ainda há muito espaço a ser ocupado. Pesquisa conduzida pela AOL (America Online), por exemplo, mostrou que 48% dos hispânicos que usam a internet entraram na rede há menos de dois anos, contra 21% na média dos novos usuários nos Estados Unidos.
Esse novo público, no entanto, conta somente com 3% do conteúdo da rede nos Estados Unidos em língua espanhola, segundo levantamento da comScore Network, uma firma que pesquisa hábitos de acesso e consumo na internet.
Alguns grandes jornais americanos, como o ""Dallas Morning News" e o ""Chicago Tribune", se preparam para lançar edições diárias em espanhol, entrando em um nicho de mercado explorado hoje por seis grandes jornais na Flórida, no Texas, em Nova York e na Califórnia e por cerca de 350 publicações semanais.
Luis Garcia, especialista em "marketing latino", afirma que o mercado geral dirigido ao público hispânico cresceu 58% nos últimos dez anos.
Garcia pondera, no entanto, que à medida que os hispânicos passam mais anos nos Estados Unidos, eles tendem a se ""americanizar", adquirindo os mesmos hábitos de consumo da média dos americanos. (FC)


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