São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

ÁFRICA

Grupo radical da Somália assume autoria de atentados em Uganda

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O grupo somali Al Shabab assumiu ontem a autoria dos ataques realizados em Uganda, no domingo, que deixaram 74 mortos -o primeiro realizado pelos militantes em outro país.
O grupo, classificado como terrorista pelos EUA por sua ligação com a Al Qaeda e que luta contra o frágil governo somali, disse que os atentados foram uma retaliação à participação ugandense na missão da União Africana (Amisom), que tenta pacificar a Somália.
A mensagem gerou temor em outros países que participam da Amisom, como Burundi, que reforçou a segurança.
Os ataques a bomba foram realizados contra um restaurante e um clube de rúgbi na capital, Campala, lotados de pessoas que assistiam à final da Copa do Mundo de futebol, entre Espanha e Holanda.

SUDÃO
O Tribunal Penal Internacional (TPI) ampliou o rol de denúncias contra o ditador do Sudão, Omar al Bashir. Ele agora é acusado de orquestrar um genocídio na região sudanesa de Darfur.
Em 2009, o TPI emitira mandado de prisão contra Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade, mas rejeitara o pedido do promotor argentino Luis Moreno Ocampo de que ele também fosse acusado de genocídio.


Texto Anterior: Potências negam ter Brasil e Turquia nas conversas com o Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.