São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM FIM

Democratas também querem manter tropas no Iraque

DA REDAÇÃO

Apesar de clamarem pelo final da Guerra do Iraque e prometerem trazer as tropas para casa, os pré-candidatos democratas à Presidência estão tomando posições que poderiam deixar os EUA envolvidos no Iraque por anos, segundo reportagem do "New York Times".
De acordo com o jornal, John Edwards, ex-senador pela Carolina do Norte, manteria tropas no país para evitar um genocídio e ficar preparado para ações militares caso a violência no Iraque transborde para outros países. Já Hillary Clinton, senadora por Nova York, deixaria "forças residuais" para combater o terrorismo e estabilizar a região curda no norte.
E Barack Obama, senador por Illinois, manteria uma presença militar de quantidade ainda indeterminada para lutar contra o terrorismo e garantir a segurança de funcionários norte-americanos que trabalham no país.
Essas posições sugerem, segundo o "New York Times", que a mensagem democrata pelo fim breve do conflito é reducionista em relação aos problemas a serem enfrentados pelo próximo presidente dos EUA.
No final de semana, cinco militares americanos foram mortos no Iraque: quatro em uma explosão no sul de Bagdá e um atingido por um disparo no sudeste da cidade. Com essas sobem para 3.864 as baixas militares americanas no Iraque. Há, atualmente, 155 mil militares dos EUA no país (um recorde desde a invasão em 2003).
O primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, disse ontem que uma reunião de cúpula para pôr fim ao impasse entre os líderes do país poderia começar em dois dias. O governo de Maliki, supostamente de unidade nacional, está novamente em crise desde que cinco ministros árabes sunitas deixaram de freqüentar as reuniões de gabinete, há duas semanas.


Com agências internacionais e o "New York Times"


Texto Anterior: Médico diz que infectaram Arafat com HIV
Próximo Texto: Califado: Milhares na Indonésia pedem por grande Estado islâmico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.