São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZIMBÁBUE

Mugabe faz acordo que divide oposição

DA REDAÇÃO

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, assinou ontem um polêmico acordo para formar uma coalizão governista com Arthur Mutambara, líder de uma facção dissidente do opositor Movimento pela Mudança Democrática (MDC). Por enquanto, o acordo aliena do poder o principal líder oposicionista do país, Morgan Tsvangirai, que em março venceu o primeiro turno das eleições.
Tsvangirai, com o apoio de potências ocidentais, também negociava dividir o poder com Mugabe, mas o diálogo havia chegado a um impasse. À noite, o mediador da negociação, o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, disse que Tsvangirai discorda de um ponto do acordo com Mutambara e por isso "lhe foi dado tempo para refletir".
A facção dissidente de Mutambara conquistou dez vagas no Parlamento nas eleições de março. O pleito não deu maioria a nenhum partido: o MDC de Tsvangirai tem 99 vagas na Câmara e o governista Zanu-PF, 97. O Senado ficou empatado.
O acordo com o Zanu-PF marca uma reviravolta no cenário político do país, pois Tsvangirai e Mutambara indicavam há meses que formariam maioria contra Mugabe no Congresso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Chamado a depor, jornalista nega elos com Farc
Próximo Texto: Oriente Médio: Olmert quer 7% da Cisjordânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.