São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JEAN CHARLES

Policial que comandou ação é promovida

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DE LONDRES

A oficial responsável pelo comando tático da operação que resultou na morte do eletricista mineiro Jean Charles de Menezes foi promovida ontem a comissária-assistente da polícia inglesa.
Cressida Dick, 44, comandou a ação da polícia no dia 22 de julho de 2005, quando Jean Charles foi assassinado por dois oficiais com sete tiros na cabeça, na estação de metrô de Stockwell (Londres), ao ser tomado por terrorista.
"É inacreditável o caminho que as coisas estão seguindo. Primeiro a polícia não esclarece nada, depois autoriza os policiais que mataram o Jean a voltar ao trabalho, e agora promovem a mulher que comandou", disse Alex Pereira, primo de Jean Charles que mora em Londres. "Em qualquer organização do mundo, alguém que comete um erro que coloca a credibilidade da empresa em risco é demitido. Aqui, a pessoa foi promovida."
Em julho, a Promotoria anunciara que não processaria os policiais envolvidos na ação por falta de provas. Só a polícia britânica, como instituição, foi processada, por descumprimento da lei segundo a qual deve zelar pelo bem-estar de terceiros envolvidos em suas ações.
Pouco depois do anúncio da Promotoria, os dois policiais que atiraram em Jean Charles e que estavam suspensos foram autorizados pela Scotland Yard a voltar ao trabalho.


Texto Anterior: Chile: Governo investiga grupo anarquista que atacou palácio
Próximo Texto: Colômbia: Mulheres fazem "greve de sexo" contra violência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.