São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez afirma que comprou foguetes russos

DA REUTERS

O presidente Hugo Chávez anunciou anteontem à noite que a Venezuela comprou da Rússia mísseis de alcance de 300 km para propósito de defesa.
"Assinamos acordos militares com a Rússia. Em breve estaremos recebendo alguns pequenos foguetes", disse o líder logo após chegar de uma viagem de dez dias que incluiu o país.
Em Moscou, na última quinta, o presidente russo, Dmitri Medvedev, disse ao receber Chávez que fornecerá tanques -cem, segundo um militar russo- para a Venezuela se o aliado desejar e garantiu acesso a armas.
Os novos acordos consolidam uma aliança militar que se ampliou nos últimos anos, com compras venezuelanas de caças, helicópteros e 100 mil fuzis.
Os estreitamento dos laços militares ocorre também no momento em que o principal rival regional da Venezuela, a Colômbia, finaliza novo e polêmico pacto militar com os EUA.
Mas Chávez nega suposta corrida armamentista e propósito belicoso. "Não atacaremos ninguém, são ferramentas só para defesa, porque nos defenderemos de qualquer ameaça."


Texto Anterior: Cooperação está no nível mais alto, afirma oficial americano
Próximo Texto: Na Unasul, Brasil insistirá em garantia colombiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.