São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Tempestade no Mar Negro mata três e deixa cinco desaparecidos

Mar revolto parte petroleiro russo, e vazamento de óleo mata 30 mil aves

DA REDAÇÃO

A forte tempestade que partiu um petroleiro russo ao meio e causou enorme vazamento de óleo no mar Negro neste fim de semana também deixou três marinheiros mortos e cinco desaparecidos, informaram autoridades ontem. As buscas continuam, mas com pouca esperança de ainda encontrar mais sobreviventes.
O vazamento de 2.000 toneladas de óleo ocorreu no porto ucraniano de Kerch, na Criméia, e afetou a costa russa. O presidente russo, Vladimir Putin, enviou o premiê Viktor Zubkov para para supervisionar a recuperação da área. "O dano é tão grande que não pode ser avaliado. É uma catástrofe ecológica", afirmou Alexander Tkachyov, governador da região russa de Krasnodar. Ainda não foi possível estimar a perda de peixes, mas 30 mil aves morreram, disse Tkachyov .
A tempestade no domingo afundou o petroleiro e ao menos outras quatro embarcações, além de danificar outras no estreito de Kerch, entre os mares Negro e de Azov. Três dos afundados tinham carregamentos de enxofre, e um deles já apresentou vazamento. O quarto levava ferro-velho. O petroleiro que vazou óleo foi construído nos anos 70.
Ambientalistas, com o apoio do governo da Ucrânia, afirmaram que o episódio levanta questões sobre os critérios de segurança de navios na região.


Com Reuters


Texto Anterior: Bolívia: Ajuda dada por Chávez chega US$ 80 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.