UOL


São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANADÁ

Novo premiê afirma que pretende melhorar as relações com os EUA
Paul Martin, 65, assumiu ontem como o 21º premiê do Canadá e já anunciou reformas, dizendo que pretende iniciar "uma agenda de mudanças" até as eleições de maio de 2004.
Martin, um empresário milionário que foi ministro das Finanças até 2002, substitui o colega do Partido Liberal Jean Chretien, que estava no poder havia 10 anos. A saída de Chretien só se concretizou após ele perder o apoio dos aliados de Martin.
O novo premiê também já falou em restaurar os laços com os EUA e criou uma secretaria para ajudar a tornar mais estáveis as relações com o vizinho. Chretien criou atritos com Washington em temas como a Guerra do Iraque. O governo do ex-premiê foi contra a invasão do país.
Martin esboçou uma série de medidas para tentar deixar o governo menos sujeito a escândalos de gastos excessivos. Entre as iniciativas, está a revisão de todos os gastos e o desmanche do Ministério dos Recursos Humanos e Desenvolvimento.
O novo premiê deu ainda os cargos mais importantes de seu gabinete a canadenses do oeste, diferentemente de Chretien que privilegiava Ontário e Quebec.


Texto Anterior: Paraguai: Senado afasta presidente da Suprema Corte
Próximo Texto: Véu: Islâmicos ameaçam valores franceses, diz Stasi
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.