São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HONDURAS

Zelaya nega reunião com Lobo mediada por líder dominicano

DA REDAÇÃO

Um assessor de Manuel Zelaya negou ontem que o presidente deposto de Honduras tivesse previsto para amanhã um encontro com o mandatário eleito, Porfirio Lobo, na República Dominicana sob mediação do presidente Leonel Fernández.
"Reconhecemos o esforço do presidente da República Dominicana em encontrar uma saída para a crise hondurenha, mas por enquanto não há nada concreto", disse Rasel Tomé -que se encontra na Embaixada do Brasil em Honduras com Zelaya- à agência France Presse.
Anteontem, Fernández havia anunciado a chegada de Zelaya a Santo Domingo para hoje, e a de Lobo, para amanhã. A intenção, ainda segundo Fernández, era ter encontros separados com os dois e então promover a primeira reunião entre ambos depois da eleição de Lobo.
Em Tegucigalpa, porém, o governo golpista já havia dito não ter recebido pedidos de Zelaya nem de autoridades dominicanas para que o deposto tivesse assegurado salvo-conduto para sair do país.
Na semana passada, negociações para Zelaya deixar Honduras rumo ao México já haviam emperrado pela exigência do governo interino de que ele assinasse um documento reconhecendo que não é mais presidente o país -o que ele se negou a fazer.
Zelaya foi deposto em 28 de junho por tentar promover uma Constituinte considerada ilegal pela Corte Suprema e o Congresso. Em 21 de setembro, ele voltou clandestinamente ao país e se abrigou na Embaixada do Brasil -onde está até hoje.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Chineses viajam em busca de arte saqueada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.