UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

90 cidades dos EUA dizem "não" à guerra

DA REDAÇÃO

Cerca de 90 assembléias municipais dos EUA aprovaram resoluções se opondo a uma guerra contra o Iraque porque ela prejudicaria suas economias, colocaria vidas de soldados americanos em risco e não traria mais segurança a seus habitantes.
Entre as cidades estão Chicago, Filadélfia, Atlanta, Baltimore e Berkeley. Representantes das cidades foram a Washington entregar as resoluções à Casa Branca.
Segundo os representantes municipais, os recursos de suas cidades já estariam severamente comprometidos, e o país não teria como bancar uma ação militar num momento de desaceleramento econômico. A campanha foi organizada pelo Instituto de Estudos de Políticas e, segundo a entidade, pode receber a adesão de outras cem cidades.
Já soldados e parlamentares americanos acionaram o presidente George W. Bush para impedir que ele invada o Iraque sem, antes, obter uma "declaração de guerra" do Congresso dos EUA.
"O presidente não é um rei", disse o advogado John Bonifaz, para quem uma resolução de outubro, na qual o Congresso apoiou o possível uso da força contra Bagdá, não seria suficiente.


Texto Anterior: Áustria bloqueia tropas dos EUA, acusa Rumsfeld
Próximo Texto: Mais de 500 cidades farão protestos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.