São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama faz campanha para "turbinar" vinda ao Brasil

Visita é promovida no programa do apresentador Fausto Silva e na Record

Em site na internet, cidadãos brasileiros são estimulados a deixar mensagem de boas-vindas ao presidente

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO

"Barack Obama domingo que vem no Brasil, falando para a galera no Rio de Janeiro". Foi nesse tom informal que o apresentador Fausto Silva anunciou ontem a visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil.
O anúncio no programa do Faustão faz parte da ofensiva de relações públicas de Washington para turbinar a visita do presidente ao Brasil e atrair uma multidão para o discurso que o americano fará no Rio no domingo.
"Barack Obama vai fazer um discurso direto para o povo brasileiro, com telões para a galera acompanhar. A equipe de jornalismo da Globo vai divulgar nesta semana o horário e o local", disse ele.
A Casa Branca escolheu programas populares de TV como o "Domingão do Faustão" e o "Fantástico", na Globo, e o "Domingo Espetacular", na Record, para promover a visita do presidente.
Obama chega a Brasília na sexta-feira à noite e segue para o Rio na noite de sábado. Segundo a Folha apurou, o objetivo da campanha é atingir todas as camadas da população brasileira.
Obama pretende que a visita ao Rio seja de contato intenso com o povo brasileiro. Washington quer garantir que haja quorum de milhares de pessoas para o discurso no domingo, apesar da concorrência da praia carioca e de um jogo de futebol clássico, Vasco x Botafogo, no Engenhão (zona norte).
O fato de o discurso ser em inglês é outra preocupação. Entre os locais cogitados estão o Teatro Municipal, a praia de Copacabana e o Forte de Copacabana.
A operação de comunicação foi orquestrada pela embaixada, pelos consulados e por funcionários do governo americano que vieram especialmente para isso.
Todos os dias, até a chegada de Obama, serão divulgadas novas informações por TV, rádio, jornais e blogs. Os EUA estão investindo também nas mídias sociais.
A embaixada americana lançou a campanha Obama no Brasil, que busca voluntários para apoiar a divulgação viral da visita via Twitter e demais redes sociais.
Na página da embaixada na internet, os internautas são estimulados a deixar mensagens de boas-vindas para Obama. As melhores mensagens serão premiadas com camisetas, canetas, livros do presidente, iPhones e iPads.


Texto Anterior: Após crime, Israel aprova 500 casas em colônias
Próximo Texto: Porta-voz de Hillary renuncia após críticas a caso WikiLeaks
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.