São Paulo, domingo, 14 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-líder guerrilheiro é o favorito absoluto

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE DILI

José Alexandre "Xanana" Gusmão, 56 anos, é a figura mais conhecida de Timor Leste. Nas eleições de hoje, é quase certo que se torne o primeiro presidente do novo país, que festejará a independência em 20 de maio.
Em 1974, quando a colonização portuguesa chegou ao fim, Xanana assumiu a direção da Associação Social Democrata de Timor. Em novembro de 75, quando as tropas indonésias invadiram o território, Xanana buscou refúgio nas montanhas para organizar a resistência armada.
Nos anos que se seguiram, Xanana se tornou o líder guerrilheiro mais importante. Em novembro de 1992 ele foi capturado pelos militares indonésios em Dili e acusado de subversão, apesar dos apelos internacionais. Em 1983, um tribunal indonésio em Dili o condenou à prisão perpétua. Em 1994, o governo mudou a pena para 20 anos de prisão.
Xanana foi libertado em setembro de 1999 e buscou refúgio na embaixada britânica em Jacarta, até seu retorno triunfal a Dili, em outubro do mesmo ano.
O antigo líder guerrilheiro sempre hesitou em aceitar cargos políticos e desentendeu-se com o principal partido político do país, o Fretilin, apesar do o partido estar umbilicalmente ligado ao seu movimento independentista.
Diante da grande pressão popular, ele se candidatou nas eleições presidenciais de hoje. Apesar de ter sido indicado por nove partidos, Xanana somente aceitou concorrer como candidato independente. (AG)


Texto Anterior: Xanana diz que irá buscar a união do país
Próximo Texto: Panorâmica - Afeganistão: EUA acusam Irã de abrigar Al Qaeda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.