São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro é recebido por Ahmadinejad

DE WASHINGTON

O ministro de Comércio Exterior, Miguel Jorge, foi recebido ontem em Teerã pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, numa visita que evidencia a disposição do Brasil em aumentar as relações com o Irã apesar das pressões para manter o país persa isolado.
O Brasil avalia que novas sanções ao Irã teriam pouco efeito sobre o comércio bilateral, já que as exportações de alimentos que sustentam o intercâmbio não devem ser visadas pelas medidas. Mas o Itamaraty diz que cumprirá as ordens da ONU.
Jorge levou ao Irã 86 empresários que buscam aumentar o intercâmbio, de US$ 1,2 bilhão em 2009, que é quase todo dominado por exportações brasileiras de carne e milho.
O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, admitiu que "empresas que têm muita cooperação com os EUA" não viajaram a Teerã, temendo retaliação americana. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o Brasil financiará importações de itens brasileiros pelo Irã.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Sanção fraca e retórica agressiva são pior cenário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.