São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

"EIXO DO MAL"

Ahmadinejad se abre a debater questão nuclear se uso de força for descartado
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem estar pronto para dialogar com qualquer país, com exceção de Israel, sobre seu programa nuclear nacional, desde que não haja ameaça de uso de força.
"Se recorrerem ao uso da força, não dialogaremos", afirmou Ahmadinejad em uma coletiva de imprensa do Oitavo Encontro de Desenvolvimento de Nusa Dua, na Indonésia, do qual participam oito nações de maioria muçulmana. Ele disse ainda que a carta que enviou ao presidente dos EUA, George W. Bush, neste mês, não tem relação com o programa nuclear.
Segundo Ahmadinejad, Teerã está disposta a aceitar o tratado de não-proliferação nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a cooperar com os demais países. Ele afirmou também que não existe razão para preocupação. "Todos sabem, 100%, que o programa nuclear do Irã é totalmente pacífico", disse.
EUA, Reino Unido, França e Alemanha acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares e debatem a imposição de sanções contra Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU.



Texto Anterior: Imprensa
Próximo Texto: Rússia: Putin diz que país não reviverá a Guerra Fria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.