São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Urna eletrônica é alvo de protesto em 19 Estados

DA REDAÇÃO

Diversas organizações políticas e de tecnologia fizeram ontem em 19 Estados dos EUA o dia de protesto "O Computador Comeu o meu Voto" para exigir mudanças nas urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições presidenciais do país, em novembro.
A principal reclamação contra a votação eletrônica é que ela não permite eventuais recontagens. O movimento quer que sejam acopladas impressoras às urnas.
"Temos mais de 300 mil assinaturas", disse Will Doherty, diretor-executivo da Fundação Voto Verificado de San Francisco, sobre o número de adesões às petições que serão enviadas às autoridades eleitorais. Estima-se que 50 milhões de americanos votarão em urnas eletrônicas (quase um terço do eleitorado).
Os fabricantes dos sistemas eletrônicos garantem que seus produtos são confiáveis, apesar da série de falhas que foram registradas em alguns dos locais que optaram por esse método durante as primárias democratas.
Em San Diego (Califórnia), por exemplo, milhares de votos foram transferidos erroneamente de John Kerry para Dick Gephardt.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Filipinas cede ao terror e deixa Iraque
Próximo Texto: Estados Unidos: Emenda contra casamento gay deve cair hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.