UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Washington pede desculpas pela morte de policiais

DA REDAÇÃO

O governo dos EUA pediu ontem desculpas formais pela morte de dez policiais e membros das forças de segurança do Iraque na cidade de Fallujah (oeste de Bagdá), na sexta-feira. As tropas dos EUA aparentemente os confundiram com rebeldes anti-americanos.
"Desejamos expressar nossas mais profundas desculpas às famílias daqueles que perderam parentes queridos", disse ontem em Bagdá o coronel George Krivo. Ele prometeu que será realizada uma séria investigação sobre as causas do incidente.
Mais de 36 horas depois das mortes, os EUA se desculparam pelo que chamaram de "um incidente infeliz". Segundo Krivo, os soldados dos EUA estavam respondendo a um ataque inicial vindo de um caminhão, quando então se envolveram em combates que duraram pelo menos três horas.
Durante o funeral de oito dos dez mortos, centenas de manifestantes fizeram vários disparos para o ar enquanto cantavam "os EUA são o inimigo de Deus".
Enquanto os corpos eram transportados para o cemitério, a polícia local teve que disparar para o ar para dispersar os manifestantes. A cidade de Fallujah declarou luto oficial por três dias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Annan crê em acordo após ver chanceleres
Próximo Texto: Artigo: Milhões de Bush prolongarão a dor no Iraque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.