São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAIXÃO DOS PINGÜINS

Documentário francês é segunda maior bilheteria do gênero nos EUA, atrás de "Farenheit 11/ 9"

Filme sobre aves vira libelo conservador

DA REDAÇÃO

A esquerda americana tem Michael Moore. E a direita agora tem... pingüins.
O documentário francês "Marcha dos Pingüins", que narra a migração anual dos animais para territórios prolíficos em comida, ganhou críticas exaltadas de publicações e políticos conservadores americanas. E virou sucesso.
O website antiaborto WorldNetDaily.com enxerga na obra de Luc Jaquet um libelo em defesa da vida e do direito de protegê-la. Já para a revista cristã "World Magazine", o filme põe por terra a teoria da evolução em prol da idéia de que Deus fez o mundo em seis dias. Em uma reunião de jovens conservadores em agosto, Rich Lowry, editor da "National Review", recomendou-o como "exemplo ideal de monogamia".
As platéias vêm reagindo bem. Segundo números citados pelo jornal "The New York Times", a marcha dos pingüins já é o segundo documentário mais visto da história dos EUA -atrás de "Farenheit 11/9", de Moore.
A maior ironia é que Jaquet, o diretor, diz defender a teoria da evolução e se declara crítico do aquecimento global (tema caro ao governo George W. Bush, que se recusa a assinar o Protocolo de Kioto para reduzir a emissão de gases que criam o efeito estufa).
"É óbvio que o aquecimento global tem impacto sobre a reprodução dos pingüins. Mas boa parte da platéia parece insensível à questão. Temos que nos comunicar com as pessoas de outra forma, e não apenas dar-lhes um sermão", disse o diretor em entrevista à "National Geographic" na qual disse que pretendia atingir "o maior público possível".
Laura Kim, vice-presidente da Warner Independent, que distribui o filme nos EUA, diz tratar-se "só de um filme sobre pássaros". Mas conservadores vêem mais.
"É o primeiro filme de que eles gostam desde "A Paixão de Cristo'", disse o radialista conservador e crítico de cinema Michael Medved ao "Times". "Esta é "A Paixão dos Pingüins"."


Com "The New York Times"

Texto Anterior: EUA: Novo furacão chega hoje à Costa Leste dos EUA
Próximo Texto: Oriente Médio: ANP pede o fim das pilhagens em Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.