São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama eleva tom e pede sanções aos iranianos por suposta trama

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, elevou o tom contra o governo do Irã, cujo comportamento chamou de "perigoso e irresponsável", e disse que o país está sujeito às "mais duras sanções possíveis" pelo suposto plano para matar o embaixador saudita em Washington. Em entrevista coletiva ao lado de Lee Myung-bak, presidente da Coreia do Sul -com quem os EUA acabaram de assinar um tratado de livre-comércio-, Obama afirmou que "nenhuma opção está descartada" na ação de seu governo contra o Irã.
Em linguagem diplomática, a frase é usada para dar a entender que existe a possibilidade de uma ação militar. Obama disse, ainda, que é necessário mobilizar a comunidade internacional para que o regime iraniano fique "cada vez mais isolado". O Irã voltou a negar ter planejado o ataque. Em raro pronunciamento, o vice-comandante da Guarda Revolucionária iraniana, Hossein Salami, disse que a acusação é "risível e sem fundamento".
Em entrevista à rádio estatal, o chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi, afirmou que o país não tem "nenhum problema" com a Arábia Saudita. Para ele, é do interesse dos "inimigos do Irã" que os vizinhos no golfo Pérsico não mantenham boas relações. Em visita à Áustria, o chanceler saudita, Saud al Faisal, afirmou haver provas de que o Irã é responsável pela trama, mas pediu resposta "cautelosa". Os dois países estão entre os principais produtores de petróleo do mundo.

TRAMA DUVIDOSA
Na terça, os EUA indiciaram dois iranianos por, segundo o governo, tramar o assassinato do embaixador Adel al Jubeir com o auxílio de traficantes mexicanos. Com exceção da suposta confissão de um dos iranianos, Manssor Arbabsiar, os americanos não divulgaram outras provas da existência da trama, vista como improvável por alguns especialistas em narcotráfico.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Nova York: Wall Street pode ser 'desocupada' por ação da prefeitura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.