São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eficácia de teste para saber origem da voz é grande

DA REDAÇÃO

Os serviços de inteligência dos EUA têm condições de determinar se a voz da fita divulgada pela rede de TV Al Jazeera é do terrorista saudita Osama bin Laden.
De acordo com o perito da Unicamp, Ricardo Molina, se houve montagem ou edição da fita, os analistas irão descobrir com facilidade, pois, com os equipamentos disponíveis, os rastros deixados pelas adulterações acabam sendo descobertos.
Já para determinar a voz, segundo Molina, é necessário que um perito fluente na língua de Bin Laden (o árabe) faça a investigação. O perito brasileiro ressalta, porém, que tudo depende da qualidade da gravação da fita divulgada pela Al Jazeera e das outras com as quais ela será comparada.
Hervé Bourlard, da Escola Politécnica de Lausane (Suíça), afirma que os melhores sistemas de verificação de voz podem apontar uma adulteração com 99% de segurança. Para o perito americano Robert Berkovitz, a eficácia é similar ao de um exame de DNA.
Um dos mais eficientes equipamentos eletrônicos para verificar se a voz pertence ou não a uma pessoa são os aparelhos existentes em telefones celulares que discam os números após a pessoa dizer o nome do destinatário.


Texto Anterior: O foragido: Fita põe o mundo "em alerta", diz Bush
Próximo Texto: Pista de Bin Laden foi perdida há 1 ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.