São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALEMANHA

Vice-líder, social-democrata, abandona governo de Merkel

DO "FINANCIAL TIMES", EM BERLIM

O social-democrata Franz Müntefering, vice-primeiro-ministro e ministro do Trabalho alemão, deixou a ontem o governo da "grande coalizão" que reúne seu SPD à União Democrata Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel.
A demissão de Müntefering, atribuída a "motivos exclusivamente familiares" (a mulher dele tem câncer), surge quase dois anos depois de Merkel ter sido eleita chefe do governo (chanceler). Ela deflagrou a primeira reforma ministerial no gabinete e representa um teste do delicado equilíbrio de poder na aliança governante.
Frank-Walter Steinmeier, ministro do Exterior, deve assumir o posto de vice-chanceler na semana que vem. Olaf Scholz, o líder dos social-democratas no Parlamento, assumirá a pasta do Trabalho.
A reforma não deve resultar em alterações dramáticas nas políticas do governo de coalizão, mas pode aumentar a tensão que já começa a se desenvolver entre os social-democratas e a CDU.
"Sem dúvida estamos vivendo um momento importante. Müntefering foi o arquiteto da grande coalizão", disse Andrea Nahles, líder da ala esquerda dos social-democratas.
A renúncia marca a saída do último líder importante do SPD ainda vinculado às impopulares reformas liberalizantes na economia promovidas por Gerhard Schröder, o antigo chanceler social-democrata que tentou modernizar o partido.


Texto Anterior: Nova greve paralisará hoje trens e metrôs na França
Próximo Texto: Dinamarca: Premiê ganha 3º mandato por pouco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.