São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

ÁFRICA

Ruanda boicota paz no Congo, afirma a ONU

DA ASSOCIATED PRESS

Ruanda e a República Democrática do Congo estão lutando uma guerra indireta, por meio de auxílios mútuos aos adversários do governo vizinho, afirmou o painel de especialistas do Conselho de Segurança da ONU que monitora as sanções ao Congo, em relatório que pode provocar novas restrições internacionais na região centro-africana.
O texto, de 127 páginas, documenta o apoio de Ruanda aos insurgentes tutsis que lutam contra Kinshasa e o auxílio congolês às forças hutus que combatem o governo ruandês, de maioria tutsi. Até o uniforme dos rebeldes vem de Ruanda, segundo o documento, que relata a presença de militares ruandeses em áreas conflagradas do Congo.
A ONU mantém no país a maior missão de paz em atuação no mundo, mas foi incapaz de conter o recrudescimento da violência no leste congolês, rico em minérios. Segundo o relatório divulgado anteontem, a extração mineral clandestina na região financia os grupos armados.


Texto Anterior: Paraguai: Sem-terra põem fogo em sede de fazenda no sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.