São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DIPLOMÁTICA

Moscou convoca embaixador britânico por descumprir ordem

DA REDAÇÃO

O British Council, órgão cultural do Reino Unido, desafiou ontem ordem do governo russo de fechar escritórios em duas cidades do país. O embaixador Anthony Brenton, que foi convocado por Moscou para se explicar, diz ter sido ameaçado com retaliações caso se recusasse a fechar as sedes da instituição de São Petersburgo e de Yekaterinburg.
A exigência, anunciada no ano passado pela Rússia, é conseqüência da tensão diplomática que tem crescido entre os dois países desde o fim de 2006, quando o ex-agente do KGB Alexander Litvinenko morreu em Londres. O dissidente, naturalizado britânico, foi envenenado por um elemento radiativo raro. Hospitalizado, ele acusou o presidente Vladimir Putin de ordenar seu assassinato.
A Promotoria do Reino Unido acusa o empresário e ex-agente da KGB Andrei Lugovoi pelo crime. Eleito em 2007 para o Parlamento, Lugovoi diz ter sido procurado pela inteligência britânica, que teria tentado obter "informações comprometedoras" sobre Putin.


Com o "New York times"


Texto Anterior: Afeganistão: Mirando missão da Noruega, Taleban mata sete em Cabul
Próximo Texto: Espanha: Eleições gerais serão em 9 de março
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.