UOL


São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

59% nos EUA acham que ONU deve ter mais tempo

DA REDAÇÃO

A popularidade do presidente George W. Bush nos EUA caiu para o menor nível desde os atentados de setembro de 2001, enquanto a maioria (59%) dos americanos se mostra a favor de dar mais tempo aos inspetores de armas no Iraque, diz pesquisa do "New York Times" e da TV CBS.
Realizada no início desta semana, a pesquisa revela uma aprovação de 54%, dez pontos percentuais a menos do que há um mês. A economia continua sendo a principal preocupação, mas um eventual combate no Iraque e a ameaça de ataques terroristas aumentam a ansiedade dos americanos. A maioria da população (74%) acredita que a crise desembocará em uma ação militar.
Apesar da ansiedade, 51% crêem que Bush vem lidando bem com a crise com o Iraque, enquanto 42% desaprovam a atuação presidencial até agora.
Mesmo assim, 64% acham que o presidente não conseguiu ainda explicar claramente por que motivo os EUA têm de tomar medidas militares contra Bagdá.
A sociedade americana mostra-se ambivalente quando confrontada com a possibilidade de um número elevado de baixas na ação militar e com uma ocupação prolongada do Iraque, com suas consequências para a economia.
Quanto à guerra ao terrorismo internacional, apenas 49% crêem que o presidente Bush tenha um plano coerente para enfrentá-la -80% acham que haverá um novo ataque contra os EUA.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Pacifistas organizam ato global contra a guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.