São Paulo, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atirador mata 5 alunos e se suicida nos EUA

Agressor tinha escopeta e revólveres; há 17 feridos

DA REDAÇÃO

Um jovem armado com uma escopeta e dois revólveres entrou atirando ontem num auditório da Universidade do Norte de Illinois, em DeKalb (100 km ao norte de Chicago), nos EUA, matando pelo menos cinco pessoas - quatro das vítimas são mulheres - e ferindo 17, antes de se suicidar. O estado de seis dos feridos é grave.
O incidente aconteceu às 15 horas locais (19h de Brasília). Testemunhas afirmaram ao jornal "Chicago Sun Times" que o atirador era um jovem branco magro que usava roupa e gorro pretos. A polícia informou que ele não era estudante do campus, mas não havia divulgado sua identidade até o fechamento desta edição. O governador de Illinois, Rod Blagojevich, decretou Estado de emergência, segundo informações da rede de TV CNN.
Faltando cinco minutos para o intervalo, o atirador invadiu chutando a porta o auditório de geologia, onde 150 pessoas assistiam a uma aula sobre a ciência dos oceanos. Ele subiu no palco e começou a atirar indiscriminadamente, sem pronunciar uma única palavra. Segundo a polícia local, "tudo ocorreu muito rápido".
"Pensei que suas armas eram de brinquedo, mas logo percebi que eram de verdade e me agachei. Vi muito sangue, há sangue por toda minha roupa", relatou um aluno.
A aluna Kristina Balluf também pensou inicialmente que se tratava de uma brincadeira. "Olhei para a menina que estava do meu lado e perguntei: "será que isso é real'? Acho que o professor está brincando."
A polícia local disse ainda não ter informações sobre as motivações do assassino. Na última semana, houve quatro casos em que jovens entraram armados em centros de ensino e atiraram contra estudantes nos EUA. Em abril de 2007, um aluno da universidade Virginia Tech, no Estado da Virgínia, matou 32 colegas antes de atirar contra a própria cabeça. Cada episódio renova o debate sobre o porte de armas no país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Andrada diz que suspeita é "invenção"
Próximo Texto: Quênia: Governo e oposição assinam acordo que revê Constituição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.