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TURISMO
Fluxo de turistas cresce no país, conhecido por receber mal os estrangeiros; governo ensina a tratar bem visitantes
França luta contra fama de mal-educada
MARIANE COMPARATO
de Paris
Não estranhe se, ao tentar decifrar o mapa de alguma cidade na
França, algum francês vier ao seu
socorro. Essa cena está ficando cada vez mais comum.
Ciente da fama de mal-educados
que têm os franceses, a Secretaria
do Turismo do país lançou há
quatro anos a campanha "Bonjour" (bom-dia), que visa ensinar
aos franceses como receber bem
os turistas.
É verdade que o inglês nem sempre está afiadíssimo, mas não é
mais preciso insistir com o garçom para que ele traduza os pratos
do cardápio do restaurante.
O responsável pela campanha,
Jean-Charles Petitpierre, concorda: "Conseguimos sensibilizar os
profissionais do turismo. Todos
perceberam uma melhora da qualidade dos serviços e da recepção".
O profissional assina um contrato com a secretaria, no qual se
compromete a seguir corretamente a cartilha em troca de maior divulgação do estabelecimento.
O texto é tão didático que algumas obrigações parecem óbvias.
Alguns exemplos: "Devo prestar
atenção no que o meu interlocutor
diz", "Peço desculpas em caso de
falta de informações, mesmo se a
culpa não for minha", "Mantenho um tom cortês, mesmo se me
sentir agredido".
"Acho triste que o governo seja
obrigado a fazer uma campanha
para educação dos profissionais
do turismo. Deveria ser lógico receber bem os estrangeiros", disse a
hoteleira Corinne Maes-Place.
Fidelidade
O estabelecimento de Corinne, o
Victoria-Châtelet, é um exemplo
de cortesia: "Ainda recebo clientes
que se hospedaram aqui quando
minha mãe dirigia o hotel".
Outra vantagem, pelo menos para os brasileiros, é que Corinne fala fluentemente português. Apaixonou-se pelo Brasil ao engatar
um namoro com um brasileiro.
Segundo ela, o atendimento que
dá é o que gostaria de encontrar
quando viaja para fora.
Alguns clientes são famosos: o
músico Jacques Morelembaum ficou hospedado no hotel durante
uma turnê de Caetano Veloso na
Europa, em 1996. "No ano seguinte ele voltou com a família toda e ainda pediu para ficar no
mesmo quarto", conta Corinne.
Números crescentes
A eficiência da campanha permitiu que o número de turistas,
estagnado em 94, aumentasse. De
96 para 97, a França recebeu 8% a
mais de turistas estrangeiros, 67
milhões ao todo, segundo dados
da secretaria do turismo. "Esperamos um aumento de pelo menos
10% para este ano. A mentalidade
está mudando", diz Petitpierre.
A estudante brasileira Rafaela
Veríssimo nem bem chegou à
França e sentiu a diferença. No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pegou sua bagagem e resolveu
ir até a cidade com o RER (metrô
rápido). "Só durante esse trajeto,
nada menos que três franceses vieram perguntar se eu não queria alguma ajuda", conta. "E olha que
eu estava com a maior cara de turista, cheia de mala."
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