São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Vazamentos radioativos controlados no país ainda devem se estender por meses

DAVID E. SANGER
MATTHEW L. WALD
DO "NEW YORK TIMES"

À medida que a escala da crise nuclear no Japão começa a vir à tona, especialistas locais e nos EUA dizem que o país está diante de uma cascata de problemas que se acumulam, sugerindo que os vazamentos controlados de vapor das usinas danificadas poderão continuar por semanas ou até mesmo meses.
A inundação proposital de reatores danificados com água do mar e as liberações controladas de vapor constituem uma medida desesperada que visa evitar um problema muito maior: o derretimento completo dos núcleos atômicos de Fukushima 1.
O Japão tem dito que o derretimento dos núcleos atômicos das dos dois reatores que tiveram explosões seja "parcial" e que a quantidade de radioatividade medida fora das usinas, embora esteja no dobro do nível seguro, ainda é relativamente modesta.
Em um país onde as memórias de um horror nuclear de tipo diferente, na Segunda Guerra, ainda pesam sobre a psique e a política nacionais, é difícil de superestimar o impacto da liberação contínua de radioatividade da usina.
O Japão tem poucas alternativas senão liberar o vapor radioativo, como parte de um processo de resfriamento do combustível dos reatores danificados, processo que pode seguir por um ano ou mais.
Isso sugere que as dezenas de milhares de pessoas retiradas de casa talvez não possam retornar a elas por período considerável e, ainda, que mudanças na direção do vento podem levar os materiais radioativos em direção às cidades japonesas, em lugar de empurrá-los para o mar.
Autoridades americanas disseram estar começando a traçar um quadro mais claro do que deu errado. Nas palavras de um funcionário sênior do governo, "mesmo no melhor dos cenários, isto não vai terminar no curto prazo".


Texto Anterior: Brasil não tem plano, mas usinas são novas
Próximo Texto: Menina de 4 meses é achada na lama depois de três dias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.