São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Forças de Gaddafi mantêm ofensiva em área rebelde

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Forças pró-ditador líbio Muammar Gaddafi deram sequência ontem à ofensiva que obrigou os rebeldes a recuar 140 km nos últimos dias com ataques a Ajdabiyah, última grande cidade antes de Benghazi, bastião opositor.
Após interromper o avanço rebelde na região central do país, retomando a dianteira do conflito e reconquistando cidades estratégicas, governistas haviam tomado anteontem a cidade de Brega.
Rebeldes, porém, afirmaram ontem ter reconquistado a localidade. Segundo opositores, as forças pró-Gaddafi levam vantagem em confrontos, mas têm dificuldade em manter áreas conquistadas.
O grande temor rebelde é que os governistas cheguem a Benghazi -segunda maior cidade do país-, o que resultaria num banho de sangue.
No oeste, a única cidade ainda opositora é a de Misratah, terceira maior da Líbia.
No front diplomático, países como a França e o Reino Unido voltaram ontem a insistir na necessidade da imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia, alternativa que não tem apoio de EUA, Rússia e China, mas já endossada pela Liga Árabe.
Ontem, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, se reuniu com um rebelde em Paris, no primeiro encontro de uma autoridade do país com a oposição líbia.


Texto Anterior: Bahrein é ocupado por forças sauditas
Próximo Texto: Economia: Cuba desvaloriza moeda em 8% para reativar exportações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.