São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama cai em pesquisa após discurso sobre "amargura"

DA REDAÇÃO

A pré-candidata democrata Hillary Clinton parece ter tido sucesso nos ataques contra o rival, Barack Obama, por seus comentários sobre a "amargura" de eleitores de cidades pequenas. No último fim de semana, ela viu sua vantagem em intenção de voto para as prévias da Pensilvânia (no dia 22) chegar a 20 pontos, segundo o instituto American Research Group.
De acordo com a pesquisa, realizada entre 11 e 13 de abril, Hillary tem hoje 57% da preferência no Estado, contra 37% de Obama. No levantamento anterior do instituto, entre 5 e 6 de abril, os dois pré-candidatos democratas estavam empatados, com 45% cada. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para qualquer direção.
A controvérsia começou quando foi divulgado, na última sexta-feira (11), que Obama afirmou em um discurso recente que pessoas em cidades pequenas da Pensilvânia e do Meio-Oeste estão "amarguradas" e se voltam para religião, armas ou xenofobia para expressar frustração econômica.
Além de Hillary, o virtual candidato republicano John McCain classificou o comentário de elitista ontem.
Já o ideólogo neoconservador William Kristol, em coluna para o "New York Times", comparou a fala à descrição de Karl Marx sobre religião -que seria "o ópio do povo". "Mas uma coisa é um pensador alemão dizer que "religião é o suspiro do oprimido", e outra é um candidato à Presidência alegar que "apelamos para a religião" por frustração econômica", diz ele.
Para Kristol, o comentário de Obama foi cínico, pois ele próprio se define como religioso.
Obama, aliás, participou com Hillary no último domingo de um fórum sobre religião em uma universidade na Pensilvânia, no qual eles tentaram mostrar como a fé os afeta. Questionados no evento, ambos defenderam o direito ao aborto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: FBI controla até batina para encontro, diz padre brasileiro
Próximo Texto: Iraque: EUA libertarão fotógrafo da AP preso há 2 anosq
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.