São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE REGIONAL

Equador e Colômbia voltam a trocar acusações sobre Farc

DA EFE

O governo do Equador anunciou ontem que apresentará uma queixa contra a Colômbia à OEA (Organização dos Estados Americanos), culminando nova rodada de troca de acusações entre os dois países, num embate que os afasta ainda mais do restabelecimento de relações diplomáticas. Quito rompeu com Bogotá após o ataque em seu território que matou o número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, em 1º de março.
O anúncio equatoriano é uma resposta a nota divulgada pelo governo do colombiano Álvaro Uribe, no domingo, acusando o colega Rafael Correa de ter impedido militares equatorianos de realizar ataques contra bases das Farc no Equador.
Correa, que estava em visita ao México, por sua vez qualificara de "palhaçada" as alegações colombianas de que ele havia sido advertido sobre a presença de Reyes.
Na semana passada, o presidente equatoriano demitiu seu ministro da Defesa e substituiu quase toda a cúpula militar, depois de denunciar infiltração da CIA, a agência de espionagem americana, nas Forças Armadas.
Ontem, o novo ministro da Defesa, Javier Ponce, disse que a acusação colombiana de domingo é uma "falácia" e pediu cópias de supostos documentos encontrados no computador de Reyes que a comprovariam.


Texto Anterior: Cubanos fazem fila pelo primeiro celular
Próximo Texto: Tango político: Kirchner pode assumir frente peronista em uma semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.