São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

AFEGANISTÃO

Autoridades afegãs festejam descoberta de riqueza mineral

DO "NEW YORK TIMES" - Funcionários do governo afegão pareciam otimistas ontem ao responder a perguntas de repórteres quanto ao relatório que aponta a existência de depósitos minerais inexplorados avaliados em US$ 1 trilhão.
Em entrevista, o porta-voz do presidente Hamid Karzai, Waheed Omar, afirmou que o relatório, feito pelas Forças Armadas e pelo USGS (Serviço Geológico dos EUA), é "a melhor notícia que o Afeganistão recebeu em muitos anos".
"O governo afegão está tomando providências para que os ministérios das Minas e do Comércio e outras entidades comecem a explorar essa riqueza em benefício do povo afegão", disse o porta-voz.
Conforme Omar, embora essa riqueza possa transformar o país, pode levar de 5 a 10 anos para que as reservas comecem a ser usadas. Especialistas dos EUA dizem que a demora pode ser bem maior, talvez décadas, dada a ausência de infraestrutura de mineração no país.
"Mineração não é uma loja, a ser aberta e explorada", afirmou. "Mineração requer estudos, infraestrutura e segurança a fim de atrair investimentos", ponderou o porta-voz.


Texto Anterior: Refugiados: Conflitos forçaram 43,3 milhões a se deslocar em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.