São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde de Arafat piorou, diz Shin Bet

DA REDAÇÃO

A saúde do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, 73, se deteriorou nos últimos tempos, segundo o chefe do Shin Bet (serviço de segurança interna israelense), Avi Dichter.
"Arafat está cada vez mais fora da realidade e sofre estalos de ira. Ele não entende os processos em marcha na atualidade internacional", disse Dichter para o diário israelense "Haaretz".
A ANP não comentou as declarações do chefe do Shin Bet. Recentemente, um médico de Arafat afirmou que a saúde dele não apresentava problemas graves.
O líder palestino está cercado por tanques israelenses no seu quartel-general em Ramallah (Cisjordânia) desde meados de junho. Em raras ocasiões ele pôde deixar a cidade desde o início de dezembro. Em abril, durante a operação Muro Protetor, soldados chegaram a se postar na porta do escritório do líder palestino.
Dichter já informou membros dos serviços de segurança europeus sobre a saúde de Arafat.
Para exemplificar como o presidente da ANP não entende o que passa a seu redor, Dichter citou recente declaração de Arafat para a rede de TV CNN logo após discurso de Bush pedindo uma nova liderança palestina. "Ele não estava se referindo a mim", disse Arafat na ocasião, apesar de os EUA terem dito o contrário. Diversas vezes nos últimos anos foram feitos comentários sobre o precário estado de saúde de Arafat.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel ataca casa de líder do Hamas em Gaza
Próximo Texto: Terror: Polícia suspeita de guia por ataque no Paquistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.