São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Texto Anterior | Índice

NA COZINHA

Escolhida de Laura Bush é a filipina Cristeta Comerford, expert em culinária étnica e americana

Casa Branca terá primeira chef mulher

DA REUTERS

Após seis meses de procura, a primeira-dama dos EUA, Laura Bush, anunciou ontem que a filipina Cristeta Comerford será a nova chef da Casa Branca. É a primeira mulher a comandar a cozinha presidencial.
Comerford é naturalizada americana e já trabalhava na Casa Branca havia dez anos, como chef-assistente de Walter Scheib, que deixou o cargo em fevereiro passado.
Suas especialidades são a culinária étnica e a americana, mas Comerford também entende de cozinha francesa clássica, da qual seu antecessor era expert.
Scheib, um californiano com formação no prestigiado Culinary Institute of America, havia sido contratado por Hillary Clinton em abril de 1994.
A ex-primeira-dama buscava retomar uma culinária com traços americanos após anos de cozinha francesa implantada na Casa Branca por Jacqueline Kennedy.
Segundo um assessor próximo do governo, o chef pediu demissão para que Laura pudesse ficar à vontade para implantar seu próprio estilo.
Durante os últimos seis meses Laura testou chefs de diversos restaurantes tanto em eventos especiais quanto em jantares privados na residência presidencial.
No mês passado, Comerford desenvolveu o menu do jantar oferecido para o primeiro-ministro indiano, Manmoahn Singh.
Serviu para os 134 convidados sopa de aspargos apimentada e creme de limão, halibut (um tipo de peixe) frito na panela com gengibre na manteiga, arroz basmati (um tipo de arroz indiano aromático) com pistache e groselha acompanhado de legumes e salada de alface de Boston com vinagrete cítrico.
"Estou satisfeita que Cris Comerford tenha aceitado o posto de chef-executiva da Casa Branca", disse a primeira-dama.
"Sua paixão pela culinária pode ser sentida em cada pedaço de suas deliciosas criações."
Comerford tem diploma em tecnologia culinária pela Universidade das Filipinas. Trabalhou no Le Ciel, em Viena, e em restaurantes de dois hotéis de Washington -o Westin e o ANA.

Responsabilidade
O cargo de chef-executiva da Casa Branca é sem dúvida prestigiado, mas é também um tanto quanto desgastante. Cerca de 2.000 convidados são recebidos lá por mês, e Laura Bush já demonstrou a intenção de organizar ainda mais recepções daqui para frente.
O chef-executivo é responsável por desenvolver e executar cardápios para jantares de negócios, eventos sociais, férias da família Bush, recepções em geral e refeições mais leves apenas para o presidente e para a primeira-dama.
No anúncio oficial da contratação de Comerford, Laura disse que a chef tem treinamento em cozinha francesa clássica e é especializada em culinária étnica e americana, além de ter trabalhado com chefs de San Francisco.

Texto Anterior: Memória: Protestos lembram fim da 2ª Guerra na Ásia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.