São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Síria usa embarcações de guerra em ataque que mata ao menos 19

Tática foi usada para reprimir manifestantes em cidade costeira

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 19 pessoas morreram ontem em uma intensa ofensiva do regime sírio à cidade de Latakia, no litoral do país.
O governo de Bashar Assad enviou tanques à cidade, que foi cenário de protestos contra o ditador no fim de semana, e, pela primeira vez desde o início dos confrontos, usou embarcações de guerra para reprimir manifestantes.
Como Latakia é uma cidade costeira, os ataques contra milhares de manifestantes vieram por terra e mar.
"O tiroteio foi intenso. Não podíamos sair de casa. E eles invadiram nossas casas", disse um morador do bairro de al-Ramel, o mais atingido, à agência Associated Press. Pelo menos três barcos fortemente armados teriam sido usados na ofensiva, de acordo com o mesmo morador.
Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, a maioria das vítimas foi atingida por metralhadoras de grosso calibre, disparadas por tanques nos bairros do sul de Latakia.
Forças do governo ainda estariam espalhadas por toda a cidade, e, segundo ativistas locais, apontam suas metralhadoras para o minarete da mesquita Mohagrin.
Os ataques, que tiveram início no sábado, também atingiram um campo de refugiados palestinos na região.
A agência de notícias estatal Sana, no entanto, afirma que as tropas estavam em busca de homens armados com granadas e bombas, que aterrorizavam os moradores de Latakia.
A agência publicou fotos de quatro dos 41 integrantes das forças de segurança que teriam sido feridos durante os confrontos. Outros dois "mártires" teriam morrido, segundo a Sana.
Uma nova reunião do Conselho de Segurança será realizada na próxima quinta-feira para discutir a situação humanitária na Síria, segundo diplomatas em Nova York.


Texto Anterior: Atentado em calma região afegã mata 20
Próximo Texto: Terrorista norueguês volta à ilha para reconstituir massacre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.