São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUSTRÁLIA

Há 11 anos no poder, premiê convoca eleição

DA REDAÇÃO

O premiê da Austrália, o conservador John Howard, convocou eleições para o dia 24 de novembro. No anúncio, destacou sua experiência e minimizou as pesquisas de intenção de voto que mostram uma quase certa derrota.
Howard, 68, no poder há 11 anos e que, nas pesquisas, aparece muito atrás do jovem líder trabalhista, Kevin Rudd, disse ser o único capaz de liderar a Austrália rumo ao futuro e dar continuidade ao crescimento econômico.
"Amando-me ou odiando-me, o povo australiano conhece minhas posições em relação a todas as grandes questões relevantes para seu futuro", disse o premiê, que é aliado do presidente dos EUA, George W. Bush, e corre o risco de perder sua própria cadeira de parlamentar.
Howard disse que, se vencer, entregará a chefia de governo a seu vice, Peter Costello, em algum momento do próximo mandato. Já o rival Rudd, 50, tem dito que a Austrália precisa de uma mudança de geração. Fala em reformas na saúde, educação e leis trabalhistas.
Pesquisa publicada ontem dava aos trabalhistas 59% dos votos, contra 41% da coalizão conservadora.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia: Kremlin diz que Putin é alvo de complô
Próximo Texto: Terror: Atentado em cinema da Índia mata 6 pessoas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.