São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eurodeputado propõe expulsar o Irã da Copa

DA REDAÇÃO

Daniel Cohn-Bendit, dirigente do movimento estudantil de Maio de 1968, na França, e hoje eurodeputado e líder da bancada dos Verdes no Parlamento Europeu, sugeriu que a seleção iraniana seja excluída da Copa do Mundo, caso Ahmadinejad não se retrate da afirmação que assimila o Holocausto a um simples "mito".
A proposta de exclusão do Irã já havia sido feita há dias por Wolfgang Overath, dirigente do futebol alemão e integrante da seleção que venceu a Copa de 1994.
Overath se referia à sugestão de Ahmadinejad para que Israel transferisse seu território para a Áustria ou para a Alemanha.
Um dos poucos momentos positivos para a diplomacia iraniana desde a Revolução Islâmica, ocorrida em 1979, foi a partida entre o Irã e os Estados Unidos, na Copa do Mundo da França, em 1998, quando os jogadores de ambas as equipes trocaram abraços ao final do jogo.
Isso foi na época bem-visto pela comunidade internacional, já que os dois países não têm relações diplomáticas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Oriente Médio: Ataque aéreo israelense mata quatro em Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.