São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAQUISTÃO

Ditador muda Carta sob estado de emergência

DA REDAÇÃO

No que deveria ser o último dia do estado de emergência que impôs há seis semanas, o ditador do Paquistão, Pervez Musharraf, alterou ontem a Constituição, aumentando seus poderes na véspera da data em que prometera restituir a Carta, informou Malik Qayyum, advogado-geral da União.
As mudanças ampliam o poder do ditador para "atuar contra juízes da alta magistratura", segundo Qayyum. Foi retirado ainda o dispositivo que prevê dois anos de quarentena para servidores públicos concorrerem a cargos eletivos -um entrave jurídico ao mandato de Musharraf. Eleito indiretamente como comandante militar, ele só deixou a farda quando a Suprema Corte, expurgada de opositores, validou o resultado.
Musharraf ainda emitiu ontem ordem pela qual assume, das mãos do premiê, o controle das armas nucleares do país, a ser ratificada pelo Parlamento.


Texto Anterior: Nova Jersey será o primeiro Estado americano a abolir a pena de morte em 40 anos
Próximo Texto: Terrorismo: Mortes na ONU em ataque de Argel foram 17
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.