São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cuba estreia sua Wikipédia comunista

Com o nome de EcuRed, a enciclopédia digital traz críticas ao governo americano e exalta aliados dos Castro

Até ontem, o site tinha quase 20 mil textos, todos em espanhol; CIA recebe críticas, e a URSS é coberta de elogios

FILIPE MOTTA
DE SÃO PAULO

Cuba colocou ontem no ar sua versão da enciclopédia digital Wikipédia. Com o nome de EcuRed (www.ecured.cu), o projeto é comandado pela União dos Jovens Comunistas, ligada ao regime do ditador Raúl Castro.
Segundo a apresentação do site, ele "nasce da vontade de criar e difundir conhecimento com todos e para todos; a partir de Cuba e com o mundo".
Até ontem, havia 19.482 textos, todos em espanhol. A EcuRed se diz aberta a ações interativas de colaboradores, como a correção das 447 páginas que se encontram no status "a melhorar". O site afirma que o material é filtrado antes de ser publicado.
Como a entidade que comanda o site é parte do regime comunista, não faltam críticas aos Estados Unidos.
No verbete sobre a CIA, por exemplo, a agência de inteligência americana é descrita como uma organização "envolvida em operações encobertas para desestabilizar governos [...] em países que pretendiam levar a cabo transformações contra os interesses norte-americanos".
Por outro lado, apesar de críticas ao governo Stálin, a União Soviética é apresentada como "essencial" no "avanço da humanidade a formas de organização mais justas e solidárias".
Já o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é descrito como "um dos personagens mais paradigmáticos do século 20 e do início do 21".
A ilha tem hoje 1,6 milhão de usuários de internet (14% da população). Essa pessoas, em muitos casos, têm o acesso aos sites controlado pelo governo.
A Folha não conseguiu acessar o EcuRed durante parte da tarde e o início da noite de ontem. Devido à infraestrutura precária, sites hospedados em servidores cubanos costumam ter problemas para se manter no ar.


Texto Anterior: Estados Unidos: Justiça vai apelar de veto à reforma de saúde
Próximo Texto: Verbetes da Wikipedia cubana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.