UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

Novo presidente cita Lula como exemplo

Gutiérrez quer copiar Fome Zero

Martin Bernetti/France Presse
Gutiérrez assume a Presidência no Congresso de Quito


DO ENVIADO ESPECIAL

O novo presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, 45, disse ontem, em seu discurso de posse no Parlamento, em Quito, que busca inspiração no programa Fome Zero, do governo brasileiro, para eliminar a pobreza em seu país. Dirigindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gutiérrez lembrou declaração feita pelo brasileiro após sua vitória eleitoral.
"Inspiro-me no que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando afirmou que todas as crianças brasileiras deveriam ter o direito de tomar café, almoçar e jantar todos os dias", declarou o coronel da reserva em meio a aplausos a Lula.
Em outra referência ao Brasil, o equatoriano prometeu combater a corrupção. "É como o presidente Lula está fazendo."
O Brasil também foi citado pelo presidente do Congresso do país, Guillerme Landazuri. "O Brasil, que presidirá com os EUA a negociação do tratado da Alca [Área de Livre Comércio das Américas], garantirá um processo soberano de integração continental."
Gutiérrez ganhou fama ao liderar o golpe, com apoio indígena, de 2000 que levou à queda do então presidente Jamil Mahuad. Apesar do sucesso do golpe, ele ficou preso durante seis meses após o episódio. Considerado de esquerda, e chegou a ser comparado a Lula e ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Gutiérrez é visto com apreensão pelos EUA.
Uma fraqueza de seu governo será a falta de maioria no Congresso. Assim como Lula, ele tem buscado mostrar aos investidores que irá cumprir com todas as obrigações financeiras do país. O Equador adotou o dólar como moeda em 2000, após a grave crise econômica levar o país a decretar a moratória da dívida externa.


Texto Anterior: Antichavistas estudam convocar Constituinte
Próximo Texto: Crise interna: Assessor de Lula gera crise no Itamaraty
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.