São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel permitirá votação em Jerusalém Oriental

Sharon sofre traqueostomia para superar problemas respiratórios

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, foi submetido ontem a uma traqueostomia, processo cirúrgico que deverá ajudá-lo a superar uma deficiência respiratória e a ficar mais independente do respirador artificial que usa desde que sofreu uma hemorragia cerebral no último dia 4.
"A cirurgia aconteceu sem problemas, e o primeiro-ministro já está de volta ao centro de neurocirurgia", informou Ron Krumer, porta-voz do hospital Hadassah, de Jerusalém. Sharon permanece "em estado crítico, mas estável".
Graças à operação, feita com anestesia geral, o oxigênio entrará por um orifício no pescoço, e não pelo tubo de plástico que estava introduzido em sua boca.
Antes da cirurgia, Sharon passou por uma nova tomografia computadorizada, que não revelou nenhuma mudança.

Eleições
O governo de Israel permitirá a votação em Jerusalém Oriental nas eleições parlamentares palestinas, que acontecem no próximo dia 25. A decisão foi tomada por unanimidade após os EUA pressionarem em favor dos "interesses da democracia palestina".
A votação, no entanto, será limitada, já que Israel não permitirá que integrantes do grupo terrorista Hamas se registrem como candidatos em Jerusalém Oriental, parte da capital israelense reivindicada pelos palestinos.
O grupo, que participa pela primeira vez das eleições, também foi proibido de fazer campanha. Quatro candidatos do Hamas foram presos em Jerusalém, enquanto tentavam fazer campanha. O Hamas tem reduzido a distância em relação ao Fatah, partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, segundo pesquisas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Sanções causarão subida do preço do petróleo, diz Teerã
Próximo Texto: Terror: Zawahiri não foi a jantar que gerou ataque aéreo dos EUA que matou 18
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.