São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil cede 4 helicópteros antidrogas

DA AGÊNCIA FOLHA DO ENVIADO A MARACAIBO

O governo brasileiro vai ceder quatro helicópteros militares à Bolívia para reforçar as ações de fiscalização e combate ao narcotráfico na fronteira. As aeronaves -usadas- serão submetidas à revisão e entregues sem custo ao governo boliviano, que se encarregará da manutenção.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os dois países estão "aprofundando a cooperação nas áreas policial e de defesa". O presidente Evo Morales agradeceu e disse que não aceitará nenhuma base militar estrangeira na Bolívia: "O nosso objetivo é regionalizar a luta contra o narcotráfico".
Apesar de os dois presidentes terem falado apenas em combate às drogas, os helicópteros brasileiros também devem ser usados para transporte de autoridades. Eles substituirão aeronaves venezuelanas também emprestadas a La Paz, mas tidas como pouco confiáveis. Em julho, um Super Puma cedido pelo governo de Hugo Chávez caiu horas depois de ter transportado Morales.
O acordo faz parte do pedido de ajuda da Bolívia ao Brasil na área do narcotráfico, depois que Morales expulsou a DEA, a agência americana de combate às drogas. A Bolívia deve perder toda a ajuda dos EUA -US$ 28 milhões anuais para financiar ações policiais (90% do orçamento total) e dez helicópteros. O Brasil é o principal consumidor da cocaína da Bolívia. (RV e FM)


Texto Anterior: Lula dá apoio à Carta de Morales
Próximo Texto: Crise leva Chávez a recorrer a petroleiras ocidentais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.