São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CHILE

Brasileiros bloqueados no sul por protestos começam a deixar região

DE BUENOS AIRES - O grupo de ao menos cem turistas brasileiros que, há seis dias, está isolado no extremo sul do Chile, por causa de protestos locais, se preparava para deixar a região na noite de ontem.
Um avião militar chileno foi disponibilizado para retirar os brasileiros e outros mil estrangeiros que visitavam os parques nevados próximos ao estreito de Magalhães, a mais de 3.000 km de Santiago.
Os turistas foram impedidos de voltar para casa em razão de piquetes realizados por moradores da região, que bloquearam aeroportos e todas as rodovias após o governo anunciar aumento na conta de gás.
Houve saques, greve geral e desabastecimento. Parte dos turistas recorreu a abrigo da Cruz Vermelha para comer e dormir durante a semana.
Apesar de os protestos continuarem, manifestantes permitiram ontem que o governo retirasse os estrangeiros.
A polícia deverá escoltar os comboios com os turistas que estão de carro, e a Força Aérea chilena levará os demais até os aeroportos próximos do Chile e da Argentina que estão funcionando normalmente.
O primeiro voo tinha decolagem prevista para as 18h20, no horário local, e levaria 115 pessoas de Puerto Natales até Punta Arenas, onde os turistas embarcariam até Santiago.
Outros voos estavam previstos para a noite de ontem e para hoje.(GUSTAVO HENNEMANN)


Texto Anterior: Massacre põe ícones da direita em xeque
Próximo Texto: Venezuela: Chávez diz que pode revogar lei que lhe confere superpoderes até maio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.