São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Morales negocia parceria com Rússia para explorar gás e lítio

DA REDAÇÃO

O presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou ontem à Rússia para visita de Estado na qual deve fechar um contrato para que a gigante estatal russa Gazprom explore gás no país.
O acordo é a continuação de um memorando de entendimento assinado em 2008, que prevê exploração do bloco Azero -segundo analistas do setor, a área era visada pela Petrobras.
Morales, que será recebido hoje pelo presidente russo, Dimitri Medvedev, e pelo premiê, Vladimir Putin, também disse estar em busca de capital russo para a exploração do lítio. A Bolívia tem metade das reservas desse mineral no mundo, usado para a fabricação de baterias de veículos híbridos.
Também é intenção do governo boliviano estabelecer uma parceria com Moscou no combate ao narcotráfico. O principal financiador de La Paz no setor é Washington, com quem mantém relação atribulada. Na semana passada, Morales se queixou da falta de verba americana para o trabalho antidroga.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Processo de paz: Moscou quer sediar conferência sobre Oriente Médio
Próximo Texto: Desastre: Avião que caiu nos EUA estava no automático, indica laudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.